sexta-feira, 22 de maio de 2009

Babywearing: o útero fora do útero

A intuição, o senso comum e a ciência moderna já demonstraram os benefícios maravilhosos do babywearing. As pesquisas indicam vantagens especificas que ocorrem quando um bebê é ‘vestido’ no corpo de seu amado cuidador, aqui segue uma amostra do que já foi documentado:







Muitos médicos e pesquisadores, incluindo o Dr. Harvey Karp (The Happiest Baby on the Block) e o Dr. William Sears, discutem os benefícios de criar uma atmosfera parecida com a do útero materno para os recém nascidos. ‘Vestindo’ seu bebê, você está disponibilizando um ambiente que ajuda a acalmá-lo e a organizá-lo. Seu bebê se move com você quando você se locomove, pode ouvir as batidas do seu coração, sua voz, e sente o calor do seu corpo – sensações calmantes e que o lembram de quando estava dentro da sua barriga. As pesquisas também indicam que o babywearing pode facilitar a regulação hormonal do bebê, ajudando-o a dormir melhor à noite e se manter acordado durante o dia. O babywearing ajuda a regularizar o comportamento e a atividade motora, enquanto também auxilia o desenvolvimento emocional, intelectual e psicológico.

A conexão
O Babywearing acelera e aumenta a conexão. ‘Vestir’ seu bebê pode estimular a liberação de hormônios ‘maternais’. Isto pode ser especialmente importante para pais e bebês que forem temporariamente separados ou que tiveram um início difícil (prematuros, por exemplo). Pais que vestem seus bebês aprendem a ler e responder os sinais deles mais facilmente, e tem uma sensação de competência e confiança maiores.

Choro & Cólicas
Bebês que são vestidos choram e reclamam menos, são mais felizes, gerando famílias mais felizes. Isto se dá devido ao fato de o babywearing ajudar na regulação do equilíbrio do bebê. Formas antigas de acalmar o bebê também atuam no mesmo sistema, tais como andar com o bebê no colo, ninar, e sacudir o bebê de leve. Novamente, levar o recém nascido a uma experiência semelhante à que viveu pelos nove meses que esteve no útero materno permite que se sintam seguros, reduzindo assim o choro. Por vezes, não importa o que façamos, os bebês choram – vestir o bebê é como dizer para ele “você não está sozinho, eu estou aqui”.

Crescimento & Desenvolvimento
Bebês que choram e reclamam tem menos energia para gastar sendo alertas, tem menos energia para se integrar perfeitamente com o ambiente e aprender. Bebês que são vestidos, tem a oportunidade de experimentar de primeira mão o mundo de seus pais; constantemente aprendendo sobre a vida e seu próprio mundo. Esta experiência ajuda no desenvolvimento da fala, do intelecto, e do desenvolvimento motor. Bebês que participam da paternidade dedicada (attachment-parenting) realmente tendem a se desenvolver mais rapidamente, talvez pelo beneficio que a proximidade física com os pais gera no sistema nervosa central e também porque eles gastam menos energia, por não se estressarem tanto e não chorarem tanto. O Babywearing também propicia o crescimento físico, pois promove a produção de hormônios e enzimas que facilitam o crescimento, e porque gastando menos energia com choro, sobra mais energia para o crescimento! Sem esquecer ainda que os experts alertam sempre para os efeitos negativos para a saúde de bebês que são deixados em cadeirinhas e carrinhos por longos períodos de tempo, os carregadores são a resposta perfeita para pais ocupados.

Bem Estar Materno
A incidência de depressão pós parto é menos comum em mulheres que praticam o babywearing, devido à conexão hormonal e também devido ao choro reduzido dos bebês que são ‘vestidos’ ser um fator redutor do stress pós parto.

Bem Estar da Família
O Babywearing pode ajudar na harmonia entre irmãos, pois permite aos pais interagirem mais com os irmãos mais velhos enquanto estão com o bebê no carregador, já que suas mãos estão livres para atender às outras crianças. Isto reduz o ciúme entre irmãos.

Comportamento
As pesquisas mostram constantemente que bebês e crianças que são ‘vestidas’ pelos pais tendem a ser mais cooperativas, sensíveis, positivas, seguras, calmas, confiáveis, carinhosas, flexíveis, simpáticas; e socialmente, elas aprendem mais facilmente a dividir e a amar aos outros.

Para mais informações sobre os benefícios do babywearing, consultem os livros abaixo:
- The Attachment Parenting Book – Dr. William Sears & Martha Sears
- The Baby Book – Dr. William Sears & Martha Sears


Fonte: http://www.gurumama.ca/
Tradução:
Carol Bussière
Foto da Paula com o Pedro Henrique, novo carioquinha que nasceu dia 20/05, e que já ganhou seu sling fashion, de zebra, para usar todos os dias: Carol Bussière

Nenhum comentário: