sexta-feira, 27 de março de 2009

Gravidez de 12 meses



Há 4 milhões de anos, os ancestrais do homem começaram a andar em pé, e quando isso aconteceu, sua pélvis foi se tornando menor, para acomodar a posição de pé. Há cerca de 1,5 milhões de anos, o tamanho do cérebro do hominídeo era metade do que é hoje. Nesta época, a mulher geria seu filho pelo período de 12 meses. Com a evolução da espécie, para que a cabeça do bebê passasse pela pélvis da mãe ao nascer, eles precisavam nascer mais cedo.
O resultado disso é que os bebês são nascidos neurologicamente imaturos: seus cérebros não estão desenvolvidos completamente no nascimento aos 9 meses de gestação. Comparado com outros mamíferos, o bebê humano é extremamente dependente de seus cuidadores: ele não consegue aquecer seu corpo sozinho, precisa ser alimentado e é facilmente hiperestimulado.

Muitas pessoas acreditam que o bebê humano se desenvolve melhor quando, nos primeiros meses de sua vida, o ambiente onde ele está é o mais parecido possível com o útero onde ele esteve durante os primeiros 9 meses de sua existência: carregados no colo o maior tempo possível, alimentados frequentemente, mantidos em temperatura confortável e ouvindo um “barulhinho bom”, como as batidas do coração da mãe ou do pai.


Nenhum comentário: